Este trabalho é fruto das reflexões dos autores sobre a Educação Física Escolar, notadamente sobre a Educação Física no Ensino Médio. Conforme a literatura, a Educação Física neste ciclo de ensino está distante das expectativas dos alunos levando os mesmos a desmotivação. No entanto, é preciso investigar propostas que estão sendo implantadas e analisar o seu sucesso. Sendo assim, objetivamos: A) Apresentar e discutir uma proposta diferente para a Educação Física no Ensino Médio e B) Apresentar as considerações dos alunos frente a esta nova proposta. Metodologicamente, este trabalho caracteriza-se por um estudo de caso utilizando-se um questionário para coletar os dados. Como resultado podemos afirmar que através das dimensões de conteúdo, principalmente a conceitual, os professores estão conseguindo apresentar uma Educação Física diferenciada para o Ensino Médio. Podemos dizer com convicção que a seleção de conteúdos vai ao encontro dos parâmetros legais, levando em consideração o repertório da cultura corporal de movimento e dos aspectos sociais dos alunos. Observamos que as estratégias utilizadas no decorrer das aulas foram diversificadas e condizentes com os conteúdos propostos. Com relação aos alunos vemos que através desta proposta os mesmos participam das aulas motivados. Também podemos afirmar que com esta Proposta mesmo os alunos que não participam das aulas na qual predomina a dimensão procedimental, estão recebendo um gama de conhecimentos através da dimensão conceitual. Em suma, podemos afirmar que os resultados deste estudo nos mostram uma Educação Física diferenciada e de sucesso, pois os professores estão cumprindo seu papel e alcançando, assim, os objetivos da Educação Física Escolar, o de formar cidadãos críticos e conscientes de seu papel junto à cidadania.
Fonte:www.educacaofisica.com.br
Fazer com que os alunos participem das aulas de Educação Física é um grande desafio. O professor deve buscar novidade e respeitar a cultura corporal do seu aluno.
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